sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vice-governador entrega Medalhas Santos Dumont


Vice-governador entrega Medalhas Santos Dumont
Entre os agraciados pelo Governo de Minas, está o Deputado Luiz Fernando Faria.

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, presidiu, no último dia 21 de outubro, a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont, tradicionalmente realizada na Fazenda Cabangu, local onde, em 1873, nasceu o brasileiro inventor do avião e onde hoje está instalado um museu em sua homenagem. Empresários, políticos, secretários de Estado, militares, artistas, professores e pesquisadores que deram sua parcela de contribuição ao crescimento de Minas e do Brasil estão entre as 140 personalidades que o Governo do Estado agraciou neste ano com a medalha.
Alberto Pinto Coelho ressaltou que o pioneirismo de Santos Dumont encurtou distâncias, derrubou fronteiras e uniu povos de todos os continentes. Ele destacou também os avanços da aviação civil nos últimos anos e as ações colocadas em prática pelo Governo de Minas para modernizar e ampliar a rede de aeroportos na capital e no interior do Estado. O resultado é que, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, o número de passageiros aumentou 1.755%, entre 2004 e 2010.
“O desenvolvimento da aviação civil em nosso país tem encontrado em Minas um grande momento. Para que se tenha ideia, o número de passageiros que usam o Aeroporto de Confins aumentou, de 388 mil por ano, em 2004, para 7,2 milhões, em 2010. Os voos regionais também se multiplicaram quase na mesma proporção. Em razão disso, o governo, além de abrir novas pistas, trabalha na modernização de 151 aeroportos do interior. Foram investidos nisso, R$ 290 milhões, dos quais apenas R$ 48 milhões aportados pelo governo federal”, afirmou o governador.
Exemplo
O orador oficial da cerimônia, procurador-geral de Justiça do Estado, Alceu Torres Marques, defendeu a união dos mineiros na luta contra a corrupção. Ele afirmou que é preciso seguir o exemplo de Santos Dumont, que superou dificuldades para criar um mundo novo sem jamais se afastar dos valores éticos.
“Exortamos a todos para uma madura reflexão sobre a imperiosa necessidade, cada vez mais premente, de bradarmos e atuarmos contrariamente àquela que, nos dias atuais, constitui a raiz de todos os males sociais: a corrupção. Voltemos nossos olhos para Alberto Santos Dumont, que provou para o mundo que, com os artifícios da mineiridade mais autêntica, é possível superar nossos antepassados e criar um surpreendente mundo novo, não apenas na técnica, mas também e principalmente na ética das relações humanas”, disse Alceu Torres.
14-Bis
A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 pelo presidente Juscelino Kubitscheck, para homenagear o cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis, realizado por Santos Dumont, em 23 de outubro de 1096, em Paris. O vôo, considerado o primeiro com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional (FIA).
Autoridades
Entre as autoridades presentes, estava o deputado federal sandumonense, Luiz Fernando Faria, o prefeito municipal de Santos Dumont, Evandro Nery, o tenente brigadeiro do Ar, Cleonílson Nicássio, o comandante da Escola Preparatória dos Cadetes do Ar de Barbacena, brigadeiro Carlos Eurico Peclat, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Clélio Campolina, e o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior.
Agraciados
Entre os agraciados estavam os sandumonenses: Claudio Almeida (Prata), Everaldo de Paula (Bronze), Hélcio Ribeiro de Sá (Bronze), José Rodrigues Pinheiro Dória (Bronze) e Maria Helena Alexandre Silva (Bronze).
Fonte: Jornal Mensagem - n° 1977 - 29/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário