sexta-feira, 9 de março de 2012

Deputado Luiz Fernando Faria transfere a presidência da Comissão de Minas e Energia

A Câmara dos Deputados instalou na quarta-feira (07/03/12) as 20 comissões permanentes. O deputado Simão Sessim (PP-RJ) foi eleito nesta quarta-feira (07/03) presidente da Comissão de Minas e Energia. O parlamentar irá substituir o deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG).

Luiz Fernando Faria, está no segundo mandato de deputado federal. Ocupou a presidência da Comissão de Minas e Energia por duas vezes e se consolidou como um dos maiores líderes do Congresso Nacional.

 Durante o processo de transferência do cargo, vários elogios e depoimentos foram feitos ao Deputado Luiz Fernando enquanto presidente da Comissão.

* (Deputado Simão Sessim) – Antes da nossa fala inicial do recebimento deste cargo, gostaríamos de agradecer algumas pessoas que foram responsáveis diretas pela nossa ascensão à Presidência desta Comissão. Primeiro, gostaria de retribuir com a mesma gentileza o mimoseio que recebemos do Presidente que ora deixa a Presidência desta Comissão, o nosso querido amigo, colega de partido, irmão, Deputado Luiz Fernando Faria. Quero dizer ao Deputado Luiz Fernando que não nos anima nada diferente do que foi quando da chegada dele. Queria também dizer a S.Exa. que a chegada é a irmã gêmea da partida: S.Exa. sai com a mesma festa, com o mesmo entusiasmo dos colegas que o elegeram para esta Presidência.  

* (Deputado Wladimir Costa) Presidente Simão, Antes de ovacioná-lo, eu gostaria de fazer um registro aqui sobre o Deputado Luiz Fernando, nosso querido do Estado de Minas Gerais. Você teve uma passagem exemplar por esta Casa, por esta Comissão, é homem ético, de espírito público, companheiro e parceiro. Não posso deixar de registrar que vai deixar saudade pela sua simpatia, sua humildade, sempre comungando com as nossas opiniões — isso é muito bom — mas passa agora o bastão para as mãos de Simão Sessim, que é uma das maiores celebridades dentro da Câmara.

* (Deputado Davi Alcolumbre) –  Presidente Simão, quero cumprimentar você, desejar sucesso, parabenizar o Luiz Fernando. Tive a felicidade de fazer, pelo primeiro ano, parte desta Comissão de Minas e energia no ano passado. Sentimos a disposição de Luiz Fernando. Eu quero cumprimentá-lo, Luiz, e parabenizá-lo, Presidente, pela atuação e cumprimentar todos os Deputados desta Comissão. Como disse o Deputado Eduardo da Fonte, uma das Comissões da Câmara dos Deputados mais importantes para o País é a Comissão de Minas e Energia.

* (Deputado Luiz Argôlo) -  Quero também fazer o registro da grande satisfação que o Partido Progressista tem de termos quadros qualificados. E digo isso com referência a todos os Deputados que compõem a nossa bancada progressista. Para mim é não uma surpresa, mas uma grande experiência em ter tido oportunidade de conhecer, durante este primeiro ano, nesta Casa, esses Deputados que em boa parte estão nesta Comissão, José Otávio Germano, uma figura fantástica, que também foi Presidente desta Comissão, o meu amigo Luiz Fernando, que sem dúvida não vai deixar saudade, porque está chegando uma outra figura do mesmo nível e da mesma altura, posso assim dizer, em competência e capacidade de conduzir esta Comissão.
            Luiz Fernando, você fez um trabalho fantástico, foi uma pessoa altamente democrática, ouviu todos os Deputados e todas as reivindicações, não deixou de atender às demandas das relatorias e nenhuma das consultas de audiências públicas. Portanto deixo esse registro e me coloco à disposição. 

* (Deputado Luiz Fernando Machado) - Deputado Simão Sessim, peço sua licença para inicialmente saudar o Luiz Fernando Faria, nosso ex-Presidente da Comissão de Minas e Energia. Eu também quero fazer o relato de que quando cheguei a esta Comissão fui muito bem recebido pela pessoa do Presidente Luiz Fernando Faria. Ele teve a oportunidade de contemplar o interesse de todos, fazendo com que as questões fossem discutidas nesta Comissão. Então registro a forma íntegra e republicana com que o Presidente Luiz Fernando Faria tratou nesta Comissão todos aqueles que por aqui passaram. Com sua saída da Presidência dessa Comissão, Luiz Fernando Faria, fica o registro e o reconhecimento de um grande trabalho. Eu participei ativamente das reuniões da Comissão de Minas e Energia no ano que passou e pude perceber que, dentre as outras Comissões das quais também faço parte, esta teve uma produção muito especial, uma produção que realmente se deveu às boas mãos e à qualidade da gestão do Luiz Fernando Faria. Enfim, deixo a mensagem de que fico feliz em poder ver o Luiz Fernando Faria deixar esta Comissão assim como entrou, em alto nível, e por entregá-la a um jovem que realmente fará um grande trabalho. 

* (Deputado Arnaldo Jardim) – Não poderia deixar de mencionar aqui que tivemos a dedicação e o carinho do nosso sempre Presidente Luiz Fernando Faria. Esta Comissão, que já é tão relevante e provocou, como diz o nosso Deputado Luiz Fernando Faria, cobiça nos partidos e gerou disputas — V.Exas., do PP, foram corretos e têm-se dedicado; parabenizo-os, lembrando que o partido de V.Exas. deixou marca na Comissão a partir das gestões feitas.

* (Deputado Ângelo Agnolin) - Presidente Simão Sessim, quero fazer justiça e antes de mais nada, fazer uma saudação ao Deputado Luiz Fernando Faria. Deixo aqui registrado o meu reconhecimento pela amizade, pela competência, pela imparcialidade com que conduziu esta Comissão no ano passado.

Diante de vários elogios e reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pelo então Presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Luiz Fernando Faria, a reunião foi encerrada.

Na próxima quarta-feira (14/03) a Comissão de Minas e Energia elegerá seus vice-presidentes.

 Foto: Deputado Luiz Fernando Faria, Deputado Eduardo da Fonte, Deputado Simão Sessim e Deputado José Otávio Germano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário