segunda-feira, 7 de março de 2011

Comissão de Minas e Energia elege Luiz Fernando Faria (PP-MG) para presidente

O deputado Luiz Fernando Faria, de Minas Gerais, indicado pelo PP, assumiu a presidência da Comissão de Minas e Energia, uma das mais importantes no Congresso, substituindo o deputado Mário Negromonte PP/BA, cargo que ocupará pela 2ª vez. Esta foi à segunda Comissão Permanente do Congresso a ser pedida pelos partidos, no entanto foi negociada com o PP. A Outra foi a Comissão de Constituição e Justiça, que será presidida pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
Esta é a segunda vez que Luiz Fernando presidirá a Comissão de Minas e Energia, já que em 2009 ele ocupou este mesmo cargo, quando foi o relator do Projeto de Lei n°5939/2009 que instituiu a criação da estatal que vai organizar o processo de exploração da camada do pré-sal, sendo um dos responsáveis pela discussão, no Congresso Nacional, de todo o processo relativo ao pré-sal no país. Com esta indicação, o deputado Luiz Fernando se consolida como um dos maiores líderes do Congresso Nacional.
 
Segundo o novo presidente da Comissão, assuntos fundamentais para o desenvolvimento do país terão prioridade na pauta de discussões da comissão, citando entre eles a instalação de novas hidrelétricas, o novo marco regulatório da mineração e a exploração do pré-sal.
O atual Ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte (PP-BA), que exerceu a presidência da Comissão de Minas e Energia em 2010, fez um discurso em homenagem ao deputado Luiz Fernando Faria.  Negromonte disse que o trabalho da Comissão é de muita importância porque “trata da matriz energética do país e também de todos os projetos que criam infra-estrutura no que se refere à energia e ao setor de mineração”. O ministro desejou ao deputado “todo o sucesso em sua nova missão” afirmando que pelo conhecimento adquirido em sua primeira passagem pela comissão, Luiz Fernando não terá dificuldades para exercer suas atribuições com êxito, acrescentando que seus conhecimentos sobre o assunto lhe foram muito úteis durante sua gestão na Comissão no ano passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário